Essa é uma questão interessante principalmente para bailarinos, porque quando falamos de treinos específicos e personalizados, falamos sobre essas pequenas variáveis de treinos.
Bailarinos são acostumados a trabalhar de forma unilateral. Sim! Pensa que você faz um exercício para a direita e repete na esquerda, isso mostra uma dominância de exercícios unilaterais, correto?
Pensando no treino, deveria ser mais interessante então fazer tudo de modo unilateral correto? Não!! Porque o treino não é pra replicar o ballet, e sim pra trabalhar o corpo PARA o ballet.
Quando nós personais trainer, utilizamos as máquinas nas academias, estamos priorizando a execução daquele movimento, então quando colocamos por exemplo pra fazer um supino na máquina, é que primeiro você estará trabalhando o movimento de empurrar algo usando o peitoral, pra depois ir pra um peso livre ou barra.
Isso quer dizer que “você é ruim no treino”? Não!! Porque naquele momento, estarei usando a prioridade anatômica daquela região.
Quando colocamos pesos livres, não vamos apenas trabalhar a região, mas vamos trabalhar também a estabilização do tronco e equilíbrio também, pq num mesmo supino que você for fazer com halteres por exemplo, se você não tiver controle do seu peitoral, o peso pode subir torto e você pode perder o equilíbrio colocando força nos ombros ou até mesmo virando o braço de maneira errada pra colocar o peso no chão.
Então não existe nível iniciante nem nível avançado, nem melhor nem pior exercício, o que existe é a prioridade anatômica que será trabalhada naquele ciclo de treino, que para um bailarino pode ser o ganho de força da região de modo mais local usando máquina, como pode ser associada a estabilização de tronco e equilíbrio com pesos livres.
Mas isso quem determina o exercício é você viu, é papel exclusivo do personal, pois ele que está a par das suas necessidades e vai saber direcionar as prioridades de trabalho já que ele que domina a ciência do treinamento esportivo, combinado?
Se quiser ter ajuda para melhorar a sua performance nos treinos, conheça a comunidade #bailarinaquetreina.
Profissional de Educação Física - Universidade Federal de São Paulo (Unifesp)
CREF: 154495- G/SP / DRT: 34.021
Comments