Que o fortalecimento é importante, os bailarinos já começaram a entender...
Que o fortalecimento extra classe com outras atividades é importante, os bailarinos também começaram a entender, maaasss existe uma linha tênue entre o fazer para ajudar e o fazer para atrapalhar.
Nessa jornada de cuidado com bailarinos – seja profissionais, seja amadores e adultos -, já cruzei com muitas histórias de bailarinos que alegam estar frustrados por não estar evoluindo nas aulas, mas quando analiso a rotina de aulas e ensaios, eu vejo que não existe evolução por um simples fator: sobrecarga!
Quando falamos que a prática leva a perfeição, é um pouco complexo, porque nosso corpo não é uma maquina de reprodução de movimentos, também precisamos de um momento de manutenção e descanso.
Então quando vejo bailarino fazendo ballet todo dia com aula de clássico, aula de repertório, pas de deux e ensaiando mais 5 vezes, e depois dessas aulas faz aula de pilates, yoga, jazz, contemporâneo, fitdance, localizada, gyrotonic e ainda dá aula e estuda, não tem como não virar e perguntar: “que horas vc descansa?”.
O nosso corpo é muito inteligente, então por mais que você queira fazer várias coisas pra se manter ativo, quando se faz muito, não se evolui em nada, porque você não consegue estar presente muscularmente em todas as atividades.
Porque diante disso, além da sobrecarga de cansaço, é onde acontecem as lesões por esforço repetitivo, é onde aparecem as tendinites... Porque essas lesões e dores acontecem simplesmente pelo excesso de uso.
Então se você pretende e gosta de fazer muitas atividades, saiba que você corre o risco de sofrer consequências pelo excesso também, então opte por fazer menos, mas com maior qualidade.
Quer fazer treinos complementares? Ok, mas não precisa ser todo dia, não precisa ser com grande volume de horas. Tudo isso pode ser ajustado, porque senão, o que era pra ajudar, vai atrapalhar o seu objetivo maior, que é dançar, não é mesmo?
E se você precisa de ajuda para ajustar essa rotina, entre em contato comigo pelas demais redes sociais e bora pra comunidade #bailarinaquetreina onde você vai poder fortalecer o seu corpo, sem precisar abrir mão das suas atividades, só realocando e trabalhando o que você precisa.
Ass: Tamires Reis
Profissional de Educação Física - Universidade Federal de São Paulo (Unifesp)
CREF: 154495- G/SP / DRT: 34.021
Comments