top of page
Foto do escritorTamires Reis

Seis dicas para formandos de 2020 se darem bem na dança em 2021.

Este texto é uma tradução livre do artigo “6 Tips for 2020 Grads Trying to Make It in Dance Right Now” publicado pela Revista Dance Magazine que pode ser lido AQUI


Os alunos que se formaram em 2020 em meio a uma pandemia podem estar assustados com o cenário da dança atual, com alto índice de desemprego e teatros fechados por meses. Mas ainda há esperanças e aqui reúno algumas dicas que podem te ajudar desde já.


1- Construa sua rede pessoal


Em muitos lugares, arranjar um emprego pode acontecer por conta da rede de amigos que você tem, então cultive sempre boas amizades bailarinísticas.


2- Volte para a sua cidade natal


Alguns bailarinos não fazem ballet na sua cidade natal e devido a pandemia, precisaram voltar para suas cidades e recomeçar. Experimenta conhecer as escolas e cias da sua cidade e procure manter contato com elas. Quem sabe existam bailarinos que voltaram pra sua cidade natal e deixaram uma vaga aberta para a cia da sua cidade.


3- Abra a mente. Saia da sua bolha.


Relembre todos os cursos que você já fez e reconecte a essas vivencias. As habilidades que você cultivou como são valiosas mesmo fora do palco. "Os dançarinos resolvem problemas criativos", diz Garfield Lemonius, da Point Park University. "Vemos maneiras diferentes de resolver problemas em movimento. Todas essas ideias podem ser aplicadas a muitas coisas em todo o mercado de trabalho."


4- Não pare de criar.


Improvise! A criação, mesmo que seja em casa, na sua rua ou no parque, é muito importante para se manter conectado a dança e com seu corpo. Reserve um tempo para refletir sobre por que você dança e lembre-se de que sua dedicação à forma é uma mais-valia na carreira.


5- Respire e curta a sua formatura.


Reserve um tempo para entender o caminho que você percorreu e tudo que você aprendeu no período da formação. Entender quem você é e onde você chegou, auxilia muito inclusive para entender onde você quer trabalhar.


6- Desenvolva suas habilidades técnicas


Este tópico é engraçado, pois incentiva que você se familiarize com as câmeras. Diante de um ano totalmente online, é interessante que você se aprimore mais diante de uma tela e sem que ouça os aplausos presencialmente.


Kira Blazek Ziaii, que ajudou formandos da UNCSA a adaptar seus solos sênior para filmes, oferece estas dicas:


  1. Para iniciantes, Blazek Ziaii recomenda simplicidade. “Existem várias maneiras de baixa tecnologia de fazer seu próprio vídeo funcionar e ter uma assinatura única”, diz ela. Um smartphone e um aplicativo de edição de vídeo simples são ótimos lugares para começar.

  2. Conforme você desenvolve suas habilidades, os tutoriais on-line podem ajudá-lo a aprender tudo, desde estilos de corte a ângulos de câmera.

  3. Assista a filmes de dança para se informar sobre a história da forma e ver como técnicas simples foram usadas para criar experiências viscerais. Blazek Ziaii sugere começar com Rosas danst Rosas de Anne Teresa de Keersmaeker, The Co (te) lette Film de Anne Van den Broek ou o trabalho de DV8 Physical Theatre.


Feliz 2021 e boa sorte!!



Ass: Tamires Reis

Profissional de Educação Física - Universidade Federal de São Paulo (Unifesp)

CREF: 154495- G/SP / DRT: 34.021


Posts recentes

Ver tudo

コメント


bottom of page