Eu lembro que na minha época de TCC sofri muito para encontrar artigos que pudessem falar sobre o tema que queria trabalhar dentro do âmbito Educação Física /Dança pois nos periódicos brasileiros é muito comum falar mais sobre a dança em relação a reabilitação e questões mais sociológicas e culturais, do que em relação a performance e desempenho além das lesões.
Foi então que desde então venho acompanhando (através do site Pubmed) o lançamento de novas pesquisas que prometem ampliar um pouco do conhecimento e trazer algumas respostas para questões básicas como por exemplo:
- Quais as lesões mais encontradas?
- Quais os músculos envolvidos em X, Y, Z movimento?
- Qual a demanda de utilização biomecânica e fisiológica?
- Qual a diferença do esforço em sala de aula e palco?
Etc etc etc...
Entretanto, ao perceber esses periódicos lançados (e também baseado numa pesquisa brasileira que encontrei que se chama “Produção de conhecimento sobre dança e educação física no Brasil: analisando artigos científicos” publicada em 2020 pela revista Pro-posições) é possível notar no quanto a dança no Brasil é pouco explorada no âmbito da saúde e desempenho... Infelizmente!!
É interessante refletir sobre isso, porque num primeiro momento, ao procurar sobre o assunto na internet, eu já notava que existiam poucos trabalhos feitos ou simplesmente traduzidos aqui pro Brasil. O que é bem ruim, pois poderíamos melhorar mais ainda a vida dos bailarinos e a qualidade das cias de dança, se aplicássemos mais estes achados no nosso dia a dia.
Mas eu também entendo o quanto é difícil, pois o Brasil não possui o hábito da leitura e muito menos um incentivo ao aprendizado da língua inglesa, então a acessibilidade a esses periódicos já se perde um pouco.
Porém, ainda sim, encontramos muita resistência por parte da própria dança, em abrir portas para a aplicabilidade dessas novas descobertas.
Enfim... Esse é um caminho que aos poucos vamos abrindo com a discussão de temas que ainda estão ao nosso alcance.
E então eu separei algumas instituições que realizam essas pesquisas e que publicam os trabalhos (pagos) nos sites.
São eles:
International Association for Dance Medicine & Science (IADMS)
Dance Research Journal (Universidade de Cambridge)
Revista Movimento (Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
Extinta Revista Dança (Universidade Federal da Bahia) que não produz novos conteúdos desde 2015
Então se você é estudante de educação física ou da faculdade de dança. Convido a consultar algumas dessas revistas para que possa encontrar trabalhos recentes e revisões interessantes sobre a produção cientifica em dança.
Ass: Tamires Reis
Profissional de Educação Física - Universidade Federal de São Paulo (Unifesp)
CREF: 154495- G/SP / DRT: 34.021
Comments