top of page
  • Foto do escritorTamires Reis

Por que o bailarino precisa treinar?


Assim como muitos de vocês aqui, eu vivi cada etapa de uma formação no ballet...

Já me machuquei, já me frustrei, já quis desistir, já chorei por não ir para festivais, já briguei com elenco, já quis que a colega não dançaasse pra que me desse oportunidade, já chorei por ter que parar e já me cobrei muito querendo ser a melhor bailarina do mundo.


Acontece que a gente cresce e percebe que nosso corpo é diferente dos outros e que precisa de um atenção diferente.


E percebi muito disso na época que virei professora de ballet porque via meninas lindas com dores no joelho, meninas gordinhas com en dehor incrivel mas que não sabiam dominar, meninas prontas que tinham cara de nada, e meninas que não tinham fisico "desejado" mas que eram mais raçudas do que qualquer outra e me questionei...


Porque a técnica clássica entra de modos diferentes nos corpos sendo que o movimento é o mesmo?

E foi então que comecei a estudar educação física, entender o corpo humano, mas acima de tudo, comecei a aplicar os pensamentos EM MIM.


E sabe a lição que aprendi após 8 anos parada?


Que o bailarino precisa treinar para estar PRONTO!


Os treinos de força servem para deixar a sua musculatura atenta ao que a técnica clássica solicitar e eu estou sentindo isso neste meu retorno.

Nunca na minha carreira retornei as aulas presenciais com o corpo tão em cima.

Claro que a técnica em si, falha, porque é natural perder algumas linhas, mas sentir musculatura preparada é OTOPATAMAR e é sobre isso que falo para vocês...


Não é sobre ter o status de bailarina fitness (cisne maromba kkk), mas e pelo prazer de ter o controle do seu próprio corpo.


Então além de saber disso através do meu conhecimento técnico, eu tbm sei o que vcs sentem em aula, sei os pensamentos, frustrações e reclamações, pq eu vivi e vivo isso.


Eu sei como é!


E é por isso que a comunidade #bailarinaquetreina existe... Pra promover essa consciência corporal pra uma dança mais completa! 💞


Ass: Tamires Reis

Profissional de Educação Física - Universidade Federal de São Paulo (Unifesp)

CREF: 154495- G/SP / DRT: 34.021

56 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo
bottom of page