Sabemos que a dança desenvolve uma série de competências: postura, equilíbrio, resistência muscular, musicalidade, memória e etc, mas dentro da alta performance existem algumas capacidades físicas fundamentais para um bom desempenho, e vou contar pra vocês quais são elas e quais os bailarinos mais desenvolvem.
As capacidades motoras são uma espécie de itens necessários para a prática esportiva e envolve força, velocidade, resistência, coordenação, flexibilidade, equilíbrio e agilidade.
Mas apesar do ballet ter várias competências, alguns itens como velocidade e força são pouco trabalhos na aula de ballet.
Mas ai você me questiona porque não se trabalha força dentro do ballet, sendo que fazemos muita força, mas há uma diferença entre resistência e força. Assim como é diferente a agilidade da velocidade e coordenação.
Então por isso é tão necessário que o bailarino realize uma preparação física para que estas capacidades sejam trabalhadas e consequentemente, a técnica fique mais limpa e sem riscos de lesões, já que um passo executado com a força certa e aplicando uma velocidade que não prejudique sua articulação, além de ser mais bonito de modo estético, vai fazer com que o bailarino consiga se desenvolver melhor na sua carreira.
Ass: Tamires Reis
Profissional de Educação Física - Universidade Federal de São Paulo (Unifesp)
CREF: 154495- G/SP / DRT: 34.021
Commentaires