top of page
  • Foto do escritorTamires Reis

Porque não trabalho força na minha aula de ballet?




Imagina a situação...


Você precisa fazer 8 sequências de Rond de Jambé L´air dentro da musica e ainda fazer reverso e ainda mais fazer com a esquerda.


Você precisa de força para aguentar a perna certo? Porém, você precisa de RESISTENCIA para suportar aquela quantidade de tempo do exercício.


Até por isso vemos muitos bailarinos que suportam fazer os 8 ronds, mas não suportam subir a perna mais de 90 graus, entende?


Isso acontece porque a Força é a quantidade máxima de tensão que um musculo pode produzir em um movimento, já a Resistencia Muscular é a capacidade de executar contrações musculares REPETIDAS ou estáticas por um determinado período de tempo.


Ou seja, se você pegar a perna do Bolt e a perna do Wanderlei Cordeiro de Lima, vocês notarão que apesar de ambos serem corredores, eles exercem atividades diferentes.


Tiros de velocidade são característicos de força pela potencia muscular, enquanto que maratonas, o corredor precisa aguentar quase 2 horas correndo sem parar.


Por isso é tão complicado definir bailarinos de acordo com a sua aparência física, as vezes aquele bailarino tem mais força muscular (que pode ser ótimo pra dançar um Kitri por exemplo) mas tem outra que aguenta uma variação de Giselle tranquilamente naquele penché.


Entretanto, para melhorar a sua resistência muscular, é muito importante trabalhar a força e é por isso que a preparação física é tão importante, pois ela te ajuda a desenvolver as capacidades físicas que estão mais deficientes naquele momento.

 

 Ass: Tamires Reis

Profissional de Educação Física - Universidade Federal de São Paulo (Unifesp)

CREF: 154495- G/SP / DRT: 34.021

10 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo
  • Instagram
  • Facebook
  • YouTube
  • Podcast

©2021 por Tamires Reis Personal - Todos os direitos reservados

Desenvolvido por Tamires Reis.

bottom of page