top of page
  • Foto do escritorTamires Reis

Periodização na dança existe?


Você já ouviu dizer dentro do esporte que quando um atleta de luta por exemplo, e está perto da competição, ele está na fase de pesagem...


Ou os atletas de fisiculturismo que estão na fase de desidratação...


Essas são situações comuns dentro do esporte que podem simbolizar fases de uma periodização.


Pensando no ballet, quando estamos perto de um espetáculo ou de uma competição importante, é a hora de pegar mais leve, pensar em limpeza da coreografia e também redução de algumas variáveis do treino para poder ter uma boa performance.


O processo de ajuste dessas variáveis baseado no calendário do bailarino/atleta, se chama periodização e é imprescindível não só para trazer qualidade no espetáculo, mas principalmente para minimizar lesões e principalmente trazer saúde, já que você utiliza variáveis do treinamento desportivo para potencializar a performance mas também trazer segurança muscular e articular para um momento de extremo uso do corpo.


Aí eu pergunto, será que funcionaria na dança?


Será que é possível fazer uma semana pré espetáculo que seja menos estressante e que ajude no espetáculo para que o bailarino consiga dar tudo de si sem se matar ou sair da coxia direto pra maca?


Até é possível, mas pra isso seria preciso que as escolas e cias tivessem acompanhamento de preparadores físicos para poder minimamente organizar os estímulos de treinos complementares e também orientar os professores quanto a intensidade das aulas para que os bailarinos cheguem plenos no palco.


Só que é um trabalho um pouco árduo pq de certa forma, fere a estrutura e cultura do ballet e seus mestres, mas quem sabe um dia né?


Ass: Tamires Reis

Profissional de Educação Física - Universidade Federal de São Paulo (Unifesp)

CREF: 154495- G/SP / DRT: 34.021

Posts recentes

Ver tudo
bottom of page