Existem bailarinos que sonham em ficar rasgados igual as russas e também tem aquelas pessoas que até desistiram de fazer ballet justamente porque não tinha "alongamento" suficiente pra dançar.. Mas também tem aquele bailarino que sempre que chega na sala, jura que é só dar uma "alongadinha" que ja esta pronto pra mais uma aula.
Mas será que sabemos tudo alongamento? Nesse post vou contar os maiores mitos do alongamento. VAMOS LÁ!!
1- Alongamento não previne lesão: não existem estudos que relatem diretamente a relação entre alongamento e prevenção de lesões. O alongamento pode auxiliar no relaxamento pós exercício, mas alongar antes da prática não garante que seu corpo esteja protegido contra lesões.
2- Quanto mais melhor: já existem estudos muito bem detalhados que relatam que ficar numa posição estática por muito tempo não garante aumento da amplitude do movimento e consequentemente, não aumenta a flexibilidade.
3- Alongamento não é aquecimento: o corpo precisa aumentar a temperatura antes da atividade, então a realização de alongamentos, principalmente estático, não contribui para esse aquecimento muscular e articular.
Existem formas mais eficazes e práticas para melhorar a flexibilidade e deixar o corpo preparado para as aulas, então convido você a conhecer o meu Ebook chamado Como preparar o seu corpo de maneira eficiente para sua aula de Ballet que você pode adquirir AQUI .
Ass: Tamires Reis
Profissional de Educação Física - Universidade Federal de São Paulo (Unifesp)
CREF: 154495- G/SP / DRT: 34.021
Comments