Um estudo realizado em 2017 na Universidade de Santa Catarina analisou quais os índices e implicações de lesões em bailarinos através de uma revisão sistemática que contou com 12 artigos para análise.
.
Após a leitura completa destes artigos, os pesquisadores tentaram traçar uma lógica do porquê dos bailarinos terem tantas lesões sendo que a dança já pode ser vista como um esporte de alto rendimento então seu cuidado tem que ser considerado como tal.
.
Entretanto, como mostra a imagem, o estudo não conseguiu delimitar qual a maior causa das lesões dos bailarinos visto que existem uma série de fatores que desencadeiam, como: descanso, alimentação, piso inadequado, técnica inadequada e fadiga por excesso de treinamento.
.
O que mostra que, apesar da dança ter uma exigência de excelência muito grande, é pouco explorada no sentido de busca pela saúde do bailarino já que segundo a pesquisa “a incidência de lesões em bailarinos varia de 40% a 84%(...) sendo principalmente causadas por baixo CONDICIONAMENTO CARDIOVASCULAR, hipermobilidade articular, desvio postural, alteração do centro de equilíbrio corporal, entre outras.
.
O artigo conclui que ficou evidente a maior incidência em membros inferiore – sendo eles pé, tornozelo e joelho -, porém existe essa dificuldade em identificar a etiologia das lesões e convida os bailarinos e diretores de cias de dança a promover “ações preventivas que favoreçam uma carreira saudável e segura aos profissionais envolvidos em sua prática”.
.
O que você acha sobre isso?
.
Leia o artigo completo AQUI
.
Ass: Tamires Reis
Profissional de Educação Física - Universidade Federal de São Paulo (Unifesp)
CREF: 154495- G/SP / DRT: 34.021
Comments