top of page
Foto do escritorTamires Reis

Dicas para não sair morrendo de dores da aula de ballet



Alongamento é algo ainda controverso na literatura, porque o alongamento é algo que alivia bastante no momento, mas em muitos casos, no dia seguinte, não melhora de fato a dor. Claro, se você sentiu que houve alguma contratura na musculatura, o alongamento ajuda a relaxar tudo, mas dependendo do grau de dor que você possui e do local que está dolorido, é necessário avaliar a origem e frequência dessa dor, como por exemplo.. "Tenho dor na lombar no final da aula, vou alongar um pouco colocando a mão no chão que me alivia". Esse é um exemplo comum, mas se tratando de coluna lombar, o fato de alongar para frente traz a sensação de alivio, mas o real alongamento para a lombar, é um cambrézinho de leve, tipo como as gravidas fazem colocando as mãos nas costas e curvando.. Porém o PULO DO GATO no relaxamento da musculatura para aulas puxadas, é a Liberação Miofascial ANTES das aulas!!


Ué.. Antes?

Sim, quando você faz a liberação miofascial antes da aula, você meio que abre espaço pra musculatura ir soltando, ou seja, aumenta um pouco da mobilidade. Isso faz com que as contrações das fibras fiquem mais funcionais.


Porém tem um fator crucial: não podemos fazer liberação miofascial do mesmo local todo dia, porque assim como o musculo precisa descansar de fazer força, ele precisa retornar depois da liberação, então alterne entre parte inferior e superior.


Agora se ainda sim você se sentiu muito destruído da aula, pegue a região mais dolorida e faça um pouco da liberação pra tirar a tensão do local. Nada muito pesado, apenas algumas respirações pra ir soltando a região.


Gostou da dica? Deixa ai nos comentários alguma tática infalível para não ficar dolorido – QUE NÃO SEJA ANTIINFLAMATÓRIO


Ass: Tamires Reis

Profissional de Educação Física - Universidade Federal de São Paulo (Unifesp)

CREF: 154495- G/SP / DRT: 34.021

Posts recentes

Ver tudo

Komentarze


bottom of page