top of page
Foto do escritorTamires Reis

Dançar em jejum



As vezes na correria, a gente prefere chegar cedo no ballet ao invés de comer...


Ou pior... Quando está na neura de espetáculo, prefere ensaiar em jejum pra poder “queimar mais”, mas você sabe a implicação de dançar em jejum?


Primeiro que o bailarino não é uma pessoa com metabolismo comum e com isso, não é a dieta da moda que fará com que você mantenha o seu peso. Lembre-se que você gasta muita energia, então é importante manter-se nutrido e alimentado o dia todo.


Segundo que o bailarino vai de 8 a 80, ou seja, ou ele só come salada e fica fraco, ou ele, sabendo que gasta muita energia, fica comendo tranqueira atrás de tranqueira com a desculpa de que vai queimar na aula, e no final das contas, tem um organismo cheio de nutrientes pobres e gordura.


Então quero contar pra vocês, três coisas que acontecem quando vc dança de estômago vazio:


1- Você quebra o seu tecido muscular: ou seja, o seu corpo naturalmente gasta energia para se manter e pra isso, ele usa a glicose disponível que pode vir dos carboidratos por exemplo. Porém, quando você fica muito tempo sem comer, o seu próprio corpo percebe que não tem mais glicose disponível e começa a catabolizar, ou seja, ele começa a usar a proteína (que já é ralinha, tadinha) pra poder se manter em pé e aí que esta o problema. Quanto mais catabolismo, mais você gasta o seu pobre musculinho.

2- Você se desconcentra mais rápido: Assim como os músculos, o seu cérebro também consome glicose pra funcionar, aliás, através do cérebro que você recebe todos os estímulos para sobreviver, então se não tem energia disponível, ele começa a usar todo que vê pela frente e com isso, ele acaba recrutando a glicose que poderia ir pro seu cérebro e é aí que entra a tontura, náusea e etc.

3- Você demora mais pra se recuperar: Ou seja, se você já tem pouca energia disponível pra se manter funcionando, você tem menos energia ainda pra recuperar todo o esforço dedicado na aula, então dormir e descansar não será suficiente para você se recuperar, então você ficará muito mais cansado e com a sensação de que não repousou nada.


Então meu povo, não cometam o grande erro de ensaiar e fazer aula sem comer, porque além dos prejuízos metabólicos, ainda existe o prejuízo técnico, porque uma aula ruim, reflete numa técnica ruim e vocês não querem fazer uma aula apenas por fazer, não é mesmo?



Ass: Tamires Reis

Profissional de Educação Física - Universidade Federal de São Paulo (Unifesp)

CREF: 154495- G/SP / DRT: 34.021

Posts recentes

Ver tudo

Comments


bottom of page