top of page
Foto do escritorTamires Reis

Como se aquecer para o ballet? Alongamento versus Aquecimento


Um estudo mega recente, publicado agora em setembro de 2022 fez uma associação entre as formas mais frequentes de aquecimento dos bailarinos (alongamentos estáticos e gestos específicos de dança) e aquecimentos chamados neuromusculares (que inclui exercícios para força, potência, propriocepção, controle motor ou estímulo cardiovascular) com a incidência das lesões por uso excessivo.


Eles dividiram os grupos em aquecimento de ballet, aquecimentos neuromusculares e aquecimentos combinados e segundo os dados publicados, os bailarinos que fizeram os treinos neuromusculares foram associados a menos lesões por uso excessivo comparado com os que fizeram o aquecimento de ballet.


Ainda não foi encontrada associação com lesões agudas, mas ficou claro que o aquecimento neuromuscular foi muito mais proveitoso para a saúde dos bailarinos do que apenas a repetição dos movimentos de aula como forma de aquecimento, indicando a eficiência na prevenção dessas lesões fora o aquecimento mais efetivo.


Tá, mas o que eu quero dizer com isso? Quero dizer que pra melhorar a sua técnica do ballet, você não precisa fazer apenas ballet o tempo inteiro.


Quando é feito esse trabalho de força, potência, propriocepção e estímulos cardiovasculares, a propensão a se machucar é muito menor porque você estará aquecendo o seu corpo por completo, ao invés de mexer apenas as regiões que você já vai mexer ao longo da sua aula e ensaio.


E mesmo que você faça movimentos de força, potencia e tudo mais, eles não precisam ser feitos no código do ballet, não precisa de port de bras, não precisa ser em dehor, porque o seu corpo precisa entender que irá se mexer, acordar todos os músculos para daí sim encaixar as posições do ballet para serem trabalhadas de forma eficiente, não apenas repetitiva.


Artigo: “Neuromuscular Warm-Up is Associated with Fewer Overuse Injuries in Ballet Dancers Compared to Traditional Ballet-Specific Warm-Up” de Kauffman, et al, 2022.


Ass: Tamires Reis

Profissional de Educação Física - Universidade Federal de São Paulo (Unifesp)

CREF: 154495- G/SP / DRT: 34.021

Posts recentes

Ver tudo

Comments


bottom of page