Eu vejo a grande preocupação dos bailarinos frente a uma lesão no que diz respeito a achar que perdeu tempo ou achar que a carreira acabou porque não vai conseguir o tão sonhado papel, mas saiba que colocar uma carga emocional na sua lesão, ao invés de melhorar, vai retardar o seu processo recuperativo, então fique atento a alguns desses pontos.
Evite a autocritica: Tem gente que se sente mega culpado porque se machucou por uma coisa idiota, mas lidar com o corpo é assim mesmo, você está sujeito a lesões por coisas grandiosas bem como coisas minúsculas e insignificantes. Ao invés de se culpar, observa o que você poderia ter melhorado e preste atenção no caminho da lesão para que ela não role nenhuma compensação muscular ou pior, uma outra lesão em cima da que já aconteceu.
Olhe com outros olhos: se você não pode ensaiar fisicamente, assista o ensaio e observe outros aspectos que podem ser trabalhados. O treino mental é super difundido e possui resultados muito bons, então mentalize e se imagine ensaiando pensando nos pequenos detalhes que com certeza, te ajudarão bastante.
Tenha paciência: depois do retorno, não queira fazer tudo como se você não estivesse parado, recomece gradativamente, com atenção ao caminho e fique atento aos sinais do seu corpo.
Ninguém nasce já andando, a gente aprende, e com a lesão é assim também, então permita-se reaprender o movimento com paciência.
Texto inspirado em: https://www.dancemagazine.com/dance-injury-self-blame-2647084120.html?rebelltitem=1#rebelltitem1
Ass: Tamires Reis
Profissional de Educação Física - Universidade Federal de São Paulo (Unifesp)
CREF: 154495- G/SP / DRT: 34.021
Comments