Eu já comentei com vocês em outros posts que a rotina de um bailarino é igual, senão maior do que a de um atleta profissional não é mesmo?
Pra isso, o corpo precisa “dar conta” da demanda e ainda sim entregar um trabalho excelente! Só que para preparar esse corpo para a rotina de ensaios, aulas, espetáculos e etc, o corpo do bailarino precisa estar condicionado e fortalecido. E aí entra o trabalho de preparação física! O trabalho da preparação física é realizado por um profissional de educação física que fica responsável por organizar a agenda e treinos, monitorar as cargas de cada treino, analisar o comportamento muscular e também mandar o atleta descansar (porque tem gente que se empolga). Só que essa organização não é feita apenas pensando na rotina propriamente dita com horários e etc, mas sim, levando em conta:
- Histórico metabólico: se o atleta tem problema hormonal, se tem histórico familiar de doenças metabólicas como diabetes, colesterol ou algo do tipo;
- Histórico de lesões: onde ocorreu, há quanto tempo ocorreu, se foi tratada, se alterou padrão de movimento e etc.
- Biomecânica do atleta: como funciona os músculos e articulações do atleta de forma natural e como funciona em movimento;
- Alimentação: se o atleta come a quantidade de proteínas e nutrientes necessários, quantas vezes e que horas ele come (já que se ele come algo perto do treino pode sofrer desconforto estomacal e/ou dependendo do alimento, queda de pressão)
- Hábitos diários: se ele fuma, bebe, qual a quantidade de horas dormidas, se demora muito tempo pra chegar no local de treino e a forma como ele vai até o local de treino.
Daí a partir de TOOODOS esses vieses, o preparador físico busca ferramentas para aprimorar as capacidades físicas que o atleta tem e ainda corrige as falhas mecânicas e metabólicas, como por exemplo:
Um atleta que precisa melhorar capacidade cardiorrespiratória ou um atleta que precisa desenvolver melhor a flexibilidade.
Por isso que um bailarino não consegue ter a dimensão de um bom treino de condicionamento físico para outras turmas, porque existem diversos fatores que somam ou anulam tudo que o bailarino precisa para a sua prática.
Então se você quer construir uma técnica com base em um corpo preparado, forte e condicionado pra dançar cada vez mais e melhor, procure profissionais de educação física que sejam tenham conhecimento da área da dança para poder direcionar um treino que seja adequado a sua necessidade.
E se você quiser saber um pouquinho mais sobre como deveria ser a Preparação Física de um bailarino no mundo ideal, assiste o meu vídeo do Youtube que te conto tudo
Agora você sabia que bailarino não pode dar aula de preparação física porque é proibido por lei?
Dá uma olhada nesse outro vídeo que comentei sobre a Lei 9696 do CONFEF
Ass: Tamires Reis
Profissional de Educação Física - Universidade Federal de São Paulo (Unifesp)
CREF: 154495- G/SP / DRT: 34.021
Kommentare