Quem aqui já teve dor no joelho esquerdo?
Ou desconforto no quadril esquerdo?
Já distendeu o posterior esquerdo?
.
Pois é! Depois de mais de 1 ano conversando e atendendo bailarinos (seja profissionais quanto amadores), percebi que existe um alto índice de lesões e desconfortos musculares sempre na região do lado esquerdo. Você já reparou nisso?
.
Não existe ainda nenhuma pesquisa cientifica que explique precisamente o porquê dessa certa coincidência, mas o que tenho observado tanto como personal trainer como professora de ballet, é que muitos bailarinos, acabam compensando a força em cima da perna esquerda, principalmente quando ela está com base.
.
Isso acontece, porque a maioria (claro que não são todos né) tem maior facilidade em realizar os movimentos técnicos do ballet e da dança pelo lado direito, ou seja, utilizando a perna direita como executora e a perna esquerda como base. Só que por ter essa facilidade, o bailarino acaba pensando menos na perna que está na base.
.
Vamos dar um exemplo prático: você está no meio do fondue e você sabe que sua perna direita sobe bem mais e roda melhor en dehors, certo? Com isso, você evidencia a perna alta e o en dehors, mas acaba esquecendo de cuidar e rodar a perna de base (que é a esquerda). E isso faz com que seu joelho, tornozelo e quadril saia ligeiramente do alinhamento. Só que isso, repetido vezes 1000, é que posteriormente gerará a dor e possivelmente uma futura lesão ou distenção.
.
Então, em toda a sua aula de ballet, atente-se a perna que está trabalhando, mas atente-se PRINCIPALMENTE a sua perna de base. Pense no alinhamento, na força dos glúteos e adutores e nas aterrisagens dos exercícios. Fazendo isso, você com certeza evitará muitas lesões.
.
Gostou da dica? Então comenta aqui o que você achou, compartilha com seus amigos e salva para sempre lembrar de trabalhar a base. Vamos espalhar conhecimento para que possamos dançar mais e melhor!
.
Ass: Tamires Reis
Profissional de Educação Física - Universidade Federal de São Paulo (Unifesp)
CREF: 154495- G/SP / DRT: 34.021
Comments