A avaliação física é um parâmetro muito importante dentro da preparação física, pq te ajuda a conhecer o corpo e também a avaliar o quanto o treino foi efetivo.
Porém, temos que ter cuidado quando buscamos a avaliação física, porque podem estar querendo te vender algo que não será útil pra você, então muito cuidado com o que você vê por aí!
Os testes e avaliações físicas são específicas à modalidade, por isso que para avaliar corredores, é preciso determinar os limiares anaeróbios, tempo limite e assim, quantificar o treino.
Então, ao realizar uma avaliação cardiorrespiratória em bailarinos por exemplo, se não for para esclarecer se a bailarina possui ou não uma boa aptidão cardiorrespiratória, não faz sentido perder tempo te colocando numa esteira usando máscara para determinar o limiar anaeróbio, se o que a gente mais usa em espetáculos e na aula de dança são os saltos, por exemplo.
Então se fosse para descobrir potência por exemplo em bailarinos, é muito mais interessante determinar a fadiga acumulada através do teste de squat jump (agachamento com salto).
Eu lembro quando fui fazer o meu projeto de pesquisa de TCC, fui orientada a procurar coletar dados no ambiente mais natural de uma bailarina, utilizando recursos que a deixasse confortável, então o projeto consistia em avaliar o funcionamento do organismo do bailarino em aula, utilizando medidas que não atrapalhasse o desempenho da aula se tratando de aparato e assim surgiu a ideia de coletar os dados por meio de amilase salivar (saliva) e frequência cardíaca.
Porque na visão do meu orientador, não fazia sentido avaliar os bailarinos com um parâmetro que não é comum pra eles, como é o caso da esteira.
Profissional de Educação Física - Universidade Federal de São Paulo (Unifesp)
CREF: 154495- G/SP / DRT: 34.021
Comentários