top of page
Foto do escritorTamires Reis

Bailarinas são mais suscetíveis a tríade da mulher atleta



Eita, o que é essa tríade?

A tríade da mulher atleta é composta por transtorno alimentar, disfunção menstrual e osteoporose prematura, provinda principalmente pela falta de ingestão suficiente de calorias na alimentação em conjunto com a prática de exercício físico em excesso. Isso acontece porque muitas bailarinas acreditam que precisam estar muito magras para estar bonita no palco, mas essa relação entre magreza e saúde é bem complexa, já a rotina de um bailarino já pode ser comparada com a de um atleta. E pensando nessa rotina complexa de atleta, o tipo de alimentação precisa estar alinhado com a prática, ou seja, pensando de modo bem prático, você precisa comer para ter energia suficiente para realizar a sua atividade, entende?

Até porque, ao realizar as aulas sem energia suficiente, o seu corpo não possuirá condições para sustentar o exercício e com isso vem a bola de neve do cansaço e por consequência a incidência das lesões. Então é necessário ter uma alimentação balanceada para poder aguentar a rotina exaustiva de ensaios e aulas, certo?


E alimentação balanceada não é o que você pesquisa na internet e reproduz. Alimentação balanceada só pode ser medida através de uma análise do nutricionista. Só o nutricionista pode entender seu metabolismo e promover a alimentação que vai melhorar não só seu desempenho, mas sua saúde também.


Ass: Tamires Reis

Profissional de Educação Física - Universidade Federal de São Paulo (Unifesp)

CREF: 154495- G/SP / DRT: 34.021


Posts recentes

Ver tudo

Comments


bottom of page