top of page
Foto do escritorTamires Reis

A dor de um bailarino pode ser mais do que ele imagina!

Atualizado: 9 de out. de 2020

Bailarino sempre reclama de dor no joelho, mas e se condromalácia e/ou condropatia não for por causa do joelho?



As nossas articulações funcionam em completa engrenagem, ou seja, são completamente interligadas, então o que uma acaba falhando, acaba jogando a culpa na mais próxima e assim vai. E pra bailarino não é diferente!


Como trabalhamos com a musculatura e articulação en dehors (rotacionada para fora) é capaz que muitas de suas dores surgiram por uma descompensação muscular em alguma outra musculatura próxima.


Por exemplo, ao realizar um grand jeté e a aterrissagem não sair controlada (ocasionada pelos pés), seu joelho pode


ser projetado para um lado para frente - ao invés de respeitar o alinhamento do pé - e isso que acaba gerando lesões tanto para o pé quanto para o próprio joelho devido a uma torção do local.



Um outro exemplo, é quando vc acaba forçando demais o en dehors vindo pela primeira posição dos pés e o alinhamento do joelho e quadril não acompanham o giro durante do demi plié... Isso gera uma torção por falta de controle e força muscular onde realmente precisa e realizar isso por diversas vezes, pode gerar desgastes tanto articulares quanto musculares que ocasionam em dor e atrapalha no desenvolvimento da técnica.

.

Então se você está lesionado e já fez zilhões de exames e testes e nada daquela dor passar, procure fazer exames biomecânicos de movimentos e análises posturais, pois o "buraco pode estar mais embaixo" do que você imagina.

.

Eu mesma, sempre tive dor no joelho esquerdo...

Fiz ressonância, raio X, sessões de fisioterapia e SEEEMPRE que esfriava, o meu joelho voltava a doer.


Fora que era só fazer alguma aula diferente (spinning, fitdance, lutas e etc) eu ja sentia que meu joelho não respondia da forma que gostaria.


E foi só quando fiz uma avaliação postural pelo Projeto de Extensão da Fisioterapia dentro da Unifesp, que realmente descobri que minha dor no joelho era por conta da minha PISADA - sim, eu piso errado. E com isso, o meu joelho "entra" e causa dor por repetição do movimento errado.


A partir dessa informação, busquei fortalecimento do glúteo médio e também comecei a fazer exercícios de alinhamento dos pés para melhorar a sustentação do meu arco plantar para poder melhorar minha pisada e consequentemente, melhorar a minha dor no joelho.


Então, preste atenção de onde essa dor vem, como ela vem e com qual frequência.

Pode ser que você nem tenha condromalacia de fato, pode ser apenas um desalinhamento postural em que o tratamento e fortalecimento, pode ser mais facil que você imagina!


Bjos Tamires Reis

Personal Trainer de Bailarinos


Posts recentes

Ver tudo

Commentaires


bottom of page