Muitos bailarinos alegam que não melhoram tecnicamente pela falta de força pra executar o exercício, mas nem sempre é falta de força, as vezes é apenas técnica insuficiente.
Verdade nua e crua não é mesmo? Mas vamos entender melhor o que essa afirmação quer dizer..
As vezes o que você acredita que seja falta de força, pode ser uma falta de ajuste técnico, como por exemplo encaixe articular ou ativação muscular de determinado exercício.
Isso pode ocorrer quando há:
1 - Postura inadequada: muitas vezes uma compensação na perna de base leva a um desenvolvimento técnico inadequado
2- Desequilíbrio: sem o trabalho proprioceptivo fica mais desafiador realizar alguns exercícios na dança, como os giros e os balances, então o trabalho de equilíbrio precisa ser considerado sempre.
3- Falta de Flexibilidade para determinado movimento: isso ocorre muito pela falta de mobilidade do bailarino. Realizar alguns movimentos preparatórios e entende o caminho do passo, auxilia na evolução técnica.
4- Iniciação imprópria da técnica: infelizmente existem muitos bailarinos que simplesmente iniciam o ensino da dança sem um pequeno preparo e entendimento profundo sobre a técnica e como conduzi-la e por esse motivo, os alunos acabam "aprendendo" os passos de forma errônea. Ou seja, não adianta apenas pensar que você precisa aumentar a força, sendo que pode ser que você não esteja fazendo um developpé fora do seu eixo, por exemplo. Então ao fazer aulas, procure observar e questionar com o seu professor o que você pode estar fazendo de errado naquele movimento que parece que te falta força.
Ass: Tamires Reis
Profissional de Educação Física - Universidade Federal de São Paulo (Unifesp)
CREF: 154495- G/SP / DRT: 34.021
Comentarios