top of page
Foto do escritorTamires Reis

4 fatores que afetam o ganho de massa muscular na dança


Todo bailarino quer ser forte suficiente para aguentar o tranco das aulas e ensaios, certo? Além disso, um corpo mais definido parece ser mais bonito esteticamente no palco, como podemos ver em bailarinas como a Misty Copeland, Brittany Cavaco e etc. Mas ter um corpo esteticamente bonito, vai além do ser apenas magro, pois um corpo definido pra dança envolve aumento de massa muscular e diminuição de gordura corporal. E quais fatores influenciam nesse processo? Vamos listá-los:

1- Alimentação: para um corpo mais definido e forte para o ballet, alimentos compostos por proteínas devem ser consumidos com frequência, mas pela rotina exaustiva, os carboidratos NÃO devem ser dispensados, pois são fonte de energia. Para melhores informações, consulte um nutricionista.

2- Sono: Ensaiar muito e dormir pouco é um veneno para quem procura bom desempenho na dança. O sono contribui no anabolismo muscular, ou seja, é descansando que seu corpo desenvolve fibras mais eficientes e prontas para o dia seguinte.


3- Descanso: além do sono, o alto volume de atividades (horas de atividades) também não contribui para a construção de massa muscular, já que horas de atividade, além de promover catabolismo (perda de massa), aumenta cortisol e espécies reativas de oxigênio (que atrapalha) e a melhora neuromuscular só é conseguida quando segue um descanso proporcional ao esforço.


4- Fadiga: Pegar leve na academia porque você dança, também não ajuda. Para ter um desenvolvimento expressivo, o bailarino precisa de estímulos que gerem fadiga na musculatura, ou ao menos o suficiente para induzir ganhos de força hipertrofia, seja com cargas altas ou cargas leves, mas que induzem por exemplo, à cascata relacionada à proteína da mTOR, importante no desenvolvimento muscular. Essa fadiga é controlada e prescrita pelo Personal Trainer especializado em dança, tendo em vista que não pode ser de qualquer jeito!


Então tá vendo que não é só repetir e repetir os movimentos? O ganho de massa muscular envolve vários fatores e é imprescindível consultar um profissional de educação física para averiguar o que pode estar acontecendo com o seu treino.


Ass: Tamires Reis

Profissional de Educação Física - Universidade Federal de São Paulo (Unifesp)

CREF: 154495- G/SP / DRT: 34.021

12 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo

Comments


bottom of page