top of page
Foto do escritorTamires Reis

4 coisas para se pensar antes de fazer um plié en dehor


O tão sonhado en dehors não nasce apenas da colocação dos pés no famoso “Dez para as duas”. (vocês conhecem essa piadinha? Comenta ai hahah)

.

Para ter um en dehors bonito e principalmente consistente e que não vá te levar a lesões e dores musculares, podemos pensar em 4 fatores e vou descreve-los um pouco:

.

1- Alinhamento dos pés com o joelho: é de extrema importância que seu joelho esteja apontando para o seu pé, mas pra isso, o seu pé precisa estar numa posição “confortável” pra isso.

2- Alinhamento do joelho com o quadril: assim como o pé, o quadril precisa estar de acordo com o alinhamento dos joelhos, até porque temos muitas pessoas en dehor de quadril, mas en dedan de pernas e vice versa. Essa atenção é fundamental.

3- Força de Glúteo: além do ato de virar os pés, o en dehors nasce de lá do glúteo médio, ou seja, daquela pequena contração glútea que rotaciona as pernas pra fora. – (Pega uma bolinha de tênis e experimenta empurra-la pra fora com as coxas)

4- Arco do pé: o esquecido... Muita gente força o en dehor pelo quadril, alinha joelho, mas esquece do arco do pé que fica tombado e desalinha todo o resto, lembre-se dele.

.

Ou seja, não é sobre girar os pés e ficar nessa posição. É sobre ativação muscular, alinhamento articular e controle postural também.

.

E para melhorar, além da sua aula de ballet, é imprescindível realizar uma preparação física para fortalecimento não só dessas regiões citadas, mas do corpo inteiro para que haja sinergia muscular e articular durante a dança.

.

Quer saber mais sobre essa sinergia e preparação física? Comenta aqui!

.

Ass: Tamires Reis

Profissional de Educação Física - Universidade Federal de São Paulo (Unifesp)

CREF: 154495- G/SP / DRT: 34.021

Posts recentes

Ver tudo

Comments


bottom of page