top of page
Foto do escritorTamires Reis

2 tendências fitness que todo bailarino precisa ter cuidado.


O cuidado com o corpo é a chave para dançar melhor não é mesmo? Porém, na internet vemos inúmeras informações sobre “a melhor dieta”, “o melhor exercício”, “o melhor alongamento” que pode até melhorar alguns bailarinos, mas que podem lesionar seriamente outros.


Por isso é importante conferir quem é a pessoa que está divulgando o assunto e principalmente, se a pessoa é especialista no assunto, porque por mais incrível que seja a dica que a bailarina X deu, pode ter servido pro corpo dela, não para o seu.


Então atente-se a algumas “balelas” que encontramos por ai!


Aplicativos de monitoramento de peso e dieta.

Como saber qual o peso ideal baseado em um aplicativo que SUGERE alguns alimentos baseado num padrão considerado eutrófico (pessoal saudável, sem lesões musculares, que dorme bem, come bem e tem vida ativa)? Difícil né?


E é por isso que é muito complicado considerar as informações que os aplicativos fitness te dão. Até porque, ele presume um peso ideal apenas baseado no seu peso e altura, não considerando sua massa muscular e sua rotina de vida.


Aliás, bailarino nesses aplicativos são considerados “normais” ou “abaixo do IMC” por conta do peso e altura, só que muitos bailarinos tem mais gordura corporal do que massa. Ou seja, essas ferramentas podem subestimar as necessidades primordiais de um bailarino.


O que fazer? Consulte sempre um especialista, seja nutricionista, fisioterapeuta ou personal trainer, pois só eles podem ajudar você a ajustar as estratégias mais adequadas para o seu corpo e sua rotina.


Exercícios com o peso corporal para não crescer demais

Com a quarentena, muitos bailarinos optaram por treinar em casa, tanto para não perder o pique, quanto para fortalecer o corpo. Daí surgiu o fantasma da hipertrofia muscular, que diz que bailarino que treina ganha muita perna, mas isso é uma bela duma mentira enorme.


Só que fazer exercícios apenas com o peso corporal, além de parecer muito com o esforço físico da própria aula (que acaba não gerando um principio do treinamento chamado principio da sobrecarga, que diz que quando nosso corpo acostuma com algo, precisamos mudar) não garante que o corpo desenvolva a força que o bailarino precisa.


O que fazer? Se você quer ficar mais forte, faça treinos de força! Treinos aeróbios de aplicativos e canais muitas vezes não são para desenvolver força. A maioria deles é mais para emagrecimento do que de fato gerar a força que você precisa, então faça treinos de força.


E não se preocupe em aumentar as cargas, porque nada que aumente de modo gradativo e progressivo vai alterar a sua aula, muito pelo contrário, vai melhorar.


Porém, é necessário ter consciência do que é pesado e o que é leve para que seu treino seja eficiente, então consultar um personal trainer apesar de ser meio blé, se faz muito necessário, porque ele pode te ajudar a entender qual sua força atual e como você pode melhorar.


Então, ao invés de ficar perdido procurando a melhor força de melhorar a sua dança, procure ajuda especializada, pois assim você ganha tempo, economiza e não corre riscos de se machucar fazendo movimentos que não sabe, ou de ficar fraco comendo coisas que não são ideais para você e sua rotina.


Ass: Tamires Reis

Profissional de Educação Física - Universidade Federal de São Paulo (Unifesp)

CREF: 154495- G/SP / DRT: 34.021

Posts recentes

Ver tudo

Comentários


bottom of page