top of page
Foto do escritorTamires Reis

10 dicas para acordar descansado e preparado para a aula de dança.

Você sabia que uma boa noite de sono afeta diretamente a sua relação de ganho de força, flexibilidade e concentração nas aulas?

Claro que sabemos que uma noite ruim reflete no nosso humor no dia a dia, porém dormir mal reflete diretamente no nosso desenvolvimento muscular também.

Ou seja, você pode estar estagnado no ballet porque não tem dormido direito.


Isso acontece, porque existem muitos hormônios essenciais que são secretados em momentos específicos do sono que são responsáveis pela manutenção de atividades metabólicas do corpo. Ou seja, se você acorda muito a noite, você prejudica a “manutenção” do seu corpo.

Então se você é aquela pessoa que demora muito pra dormir, ou que acorda muitas vezes durante a noite ou tem insônia, presta atenção nessas 10 dicas a seguir:




1- Crie o habito de dormir sempre no mesmo horário: apesar de ser difícil muitas vezes, o nosso relógio biológico é extremamente certeiro e treinável, então se você acostuma a dormir bagunçado, seu relógio ficará bagunçado, mas se você acostumar a dormir no mesmo horário, seu corpo será treinado pra sentir sono no mesmo horário.


2- Reduza o consumo de estimulantes a noite: muitos nutricionistas recomendam que o consumo de estimulantes seja feito até aproximadamente 18hrs ou 19hrs, então café a energéticos após esse horário podem bagunçar a sua rotina.


3- Evite luzes frias: existem alguns esquemas de diminuição da luz natural do celular e computador e também dá pra programar para que a luz destes fique amarelada. Pois a luz amarelada auxilia na indução do sono, invista nisso.


4- Evite alimentos muito pesados antes de dormir: quando comemos alimentos pesados, precisamos de mais energia para poder digeri-los e isso impede o nosso corpo de “relaxar” pra dormir, então evite gorduras, frituras e etc para poder relaxar mais o corpo.


5- Procure não dormir mais de 45 minutos a tarde: sestas superiores a 45 minutos afetam a sua vontade de dormir a noite. Cochilos dependendo do seu cansaço são interessantes, mas não exceda os 45 minutos.


6- Esqueça seus problemas na cama: ao deitar, procure pensar e refletir sobre coisas que te acalmam, pois levar os problemas e tarefas para a cama, pode te deixar ansiosa e alerta e esse estado de alerta acaba por te despertar.


7- Procure ir para a cama apenas quando sentir sono: nosso corpo é condicionado, ou seja, parece uma máquina e se você for para a cama mesmo sem sono e ficar rolando, seu corpo vai entender que ali não é seu local de relaxar e vai te deixar acordado.


8- Utilize roupas e lençóis confortáveis, assim como mantenha uma temperatura agradável: temperaturas mais frias te deixam mais alertas, enquanto que mais quentes podem te deixar mais sonolentas, porém, muito calor pode te deixar incomodado, então procure encontrar uma temperatura ideal para relaxar.


9- Elimine a função soneca do celular: ao colocar a função, além de te irritar ao tocar várias vezes, seu cérebro entende que é um estresse tentar relaxar para o cochilo e ser acordado antes que tenha pegado num sono interessante. Então ao invés de acordar descansado, você acordará irritado porque seu corpo não despertou da maneira que devia e não adormeceu da maneira que devia também.


10- Faça exercícios físicos além do ballet: os exercícios físicos complementares a dança além de estimularem outras musculaturas a trabalhar, promovem secreção de adrenalina que nos deixam alerta e acordados, Após essa liberação, o corpo realiza o que chamamos de efeito rebote (ou efeito contrário) que quer dizer que após te deixar tão alerta pela adrenalina, seu corpo precisará secretar outro hormônio pra te relaxar e assim seu sono fica mais pesado e consequentemente, mais restaurador. Mas atenção, realizar exercícios muito perto da hora de dormir te deixará mais alerta, pois os hormônios precisam de um tempo para começar a agir.


Então se você colocar minimamente estas 10 dicas em prática, seu sono será muito mais restaurador e eficiente e você acordará com muito mais disposição para fazer as aulas.


Ass: Tamires Reis

Profissional de Educação Física - Universidade Federal de São Paulo (Unifesp)

CREF: 154495- G/SP / DRT: 34.021

Posts recentes

Ver tudo

Kommentare


bottom of page