Hoje, dia 23 de Março, é aniversário da melhor bailarina na minha opinião: Marianela Nunez.
Nela é minha inspiração não só por seu talento técnico e artístico, mas também pelo seu trabalho dentro e fora dos palcos.
Marianela, na minha visão, é o maior exemplo de bailarina de sucesso da atualidade, pois além da técnica limpa e clara, não vimos em nenhum momento de sua carreira (que já passa de 20 anos só no Royal Ballet) algum indício de afastamento por lesão, ou alguma pausa em decorrência disso.
E isso acontece porque desde sempre, Nela foi focada em se preparar e aprimorar a técnica respeitando seus limites físicos e procurando entender onde cada movimento se aplica no seu corpo. Ou seja, Nela tem linhas lindas e expressivas dentro da dança, pernas altas, uma força e controle de giro que nos deixam de boca aberta, mas além de tudo, ela possui um auto controle impressionante que a faz entender onde ir além e onde segurar.
E isso fica lindo no palco, pois dá espaço para que o artístico entre em cena e deixa fluir o personagem.
Felizmente, no ultimo dia 13 de Março, tive o privilégio de perguntar diretamente pra ela como foi esse processo de cuidado do corpo e preparação física para atingir esse ápice máximo de performance numa cia tão grandiosa. E ela me relatou que desde sempre utilizou do trabalho PREVENTIVO que o Royal oferece e hoje tem total certeza de que isso contribui muito para o seu sucesso. Ainda completou que infelizmente, esse trabalho preventivo não era visto no Teatro Collon quando ela era mais nova, e se sente privilegiada em poder desfrutar do centro de cuidados médicos do Royal desde o começo de sua carreira lá com seus 15 anos.
O que isso quer dizer?
Isso quer dizer que o trabalho preventivo, mais uma vez contribui não só na redução de lesões e fortalecimento, mas também auxilia numa maior conscientização corporal para que a técnica entre no corpo de modo efetivo e consciente.
E isso se reflete absurdamente nos palcos, já que um corpo que responde melhor a proposta técnica, consegue além de executar tudo com limpeza, executa com maior naturalidade deixando o artista aparecer e encantar o público!
E como chegar nesse nível?
Primeiro você precisa conhecer o seu corpo, entender sua anatomia e saber de onde sai o seu en dehor, como o seu corpo se comporta em tais posições, aterrissagens de saltos e colocações e a partir daí, perceber onde aplicar a técnica dentro do seu corpo.
E esse tipo de trabalho, você consegue conhecer através dos treinos complementares de força, já que ao exercitar a musculatura basal, você consegue posteriormente perceber a diferença que dá em ativar a musculatura da maneira que se encaixe na sua anatomia.
Vejo muitos jovens forçando o en dehors, forçando o alongamento e acreditando que somente pela prática, que a perfeição será alcançada, mas o que antes eu apenas acreditava, hoje pode ser confirmado pela própria Marianela de que o tratamento preventivo, os treinos complementares de força e fortalecimento, são fundamentais para garantir uma carreira de sucesso!
E claro, além de todo esse trabalho, Nela contou que é muito focada e disciplinada nos seus resultados e claro que isso é claramente mostrado no palco já que tudo que ela se propõe a fazer, sai claro, limpo e delicioso de assistir.
Por esses e outros motivos, eu acredito que ela seja a bailarina mais bem sucedida da atualidade.
Ass: Tamires Reis
Profissional de Educação Física - Universidade Federal de São Paulo (Unifesp)
CREF: 154495- G/SP / DRT: 34.021
Comments