top of page
Foto do escritorTamires Reis

Tolerância a dor: o quanto o bailarino sabe avaliar seu corpo.


Bailarinos são praticamente doutrinados a pensar que sentir é algo completamente parte do seu dia a dia, porém quando vamos trazer no contexto da saúde, isso além de atrapalhar os profissionais de saúde, também pode gerar diagnósticos errados.


O artigo “Self-Reported Wellness in Training and Performance: A Comparison of Professional Ballet Dancers and Professional Athletes” realizado em 2020 comparou a percepção de bem estar em resposta aos treinos entre bailarinos e atletas e constatou algo muito interessante.


Tanto para bailarinos quanto para atletas sentiram os níveis de fadiga e estresse bem altos durante o período competitivo/espetáculo, só que o nível de sono em bailarinos foi muito maior, o que pode ser claramente provado quando ficamos até mais tarde no ballet na semana do espetáculo ensaiando mais e mais.


Na minha visão, isso mostra o quanto o bailarino possui um limiar de cansaço alto em comparação aos atletas que não quer dizer que é algo positivo, porque na verdade não é uma sensação fisiológica real, é algo criado na cabeça dele que é preciso “aguentar mais”.


É sobre toda aquela cultura de “no pain no gain”, de que a “arte cura” e etc. Só que se fossem coletados dados mais fisiológicos de fato, tirando um pouco dos aspectos de percepção de esforço, com certeza os níveis de estresse e fadiga dos bailarinos poderia ser maior do que os atletas, já que, como disse, o bailarino é ensinado a aguentar a dor.


Ou seja, é preciso “reeducar” os bailarinos na questão da avaliação do seu nível de cansaço e fadiga para que as lesões e perdas de desempenho por overreaching e overuse diminuam e as temporadas ocorram sem problemas e um dos primeiros pontos a ser trabalhados, é justamente a questão do suor, porque bailarino acha que uma boa aula é aquela que sai pingando, maaas não é bem assim que avaliamos se algo foi bom ou não!


Você sabe avaliar o quanto o seu corpo está realmente cansado?


Ass: Tamires Reis

Profissional de Educação Física - Universidade Federal de São Paulo (Unifesp)

CREF: 154495- G/SP / DRT: 34.021

29 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo

Comments


bottom of page