top of page
Foto do escritorTamires Reis

Suor não é sinônimo de trabalho.

Sempre que olho os treinos dos meus novos alunos da comunidade, eu observo o quanto ele sentiu que o treino foi intenso ou não, baseado no que a gente chama de PSE (Percepção Subjetiva do Esforço) que é uma escala que você classifica o seu nível de esforço baseado na sua percepção e TOOODA vez acontece a mesma coisa...


Acontece que o treino que está planejado pra ser “pouco intenso” ou “intenso” o bailarino coloca que foi “leve”, “moderado”, e você sabe porque ele acha que foi leve? Porque ele não saiu suando horrores.


Só que a sudorese (nome bonito de transpiração) não é indicativa de eficiência do treino, já que existem formas e formas de se trabalhar.


E é então que pergunto qual foi a sensação do treino baseado no esforço muscular e aquela sensação de “queimação” do musculo durante o exercício, que imediatamente a PSE muda e o aluno passa a sinalizar que o treino foi sim “pouco intenso”, “intenso” ou “muito intenso”.


Isso acontece porque dentro de uma aula de ballet, é quase uma cultura de sair com o collant pingando com a sensação de que a aula foi maravilhosa, mas não quer dizer que só porque você suou que a aula/treino foi boa.


Quando trabalhamos com força pura por exemplo, em que usamos muita carga com tempo grande de descanso, o suor nem chega a aparecer, porém a força é trabalhada ali e o treino continua tão eficiente quanto, sem escorrer uma única gota.


Então não espere que o seu treino seja excelente apenas baseado no quanto você saiu ofegante e pingando de suor, analise o quanto de esforço muscular você exigiu daquilo no ato do exercício para dai sim, gerar uma PSE de verdade.


Só lembrando que sentir o movimento não quer dizer dor hein, pelamor de Deus, eu costumo dizer que é a queimaçãozinha local que é um leve indicativo de que o trabalho muscular está acontecendo.


E ai, vc transpira muito com qualquer atividade ou é do time dos “secos”?


Ass: Tamires Reis

Profissional de Educação Física - Universidade Federal de São Paulo (Unifesp)

CREF: 154495- G/SP / DRT: 34.021

41 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo

Comments


bottom of page