A preparação física é classificada como uma forma de servir o seu corpo a uma modalidade específica, OU SEJA, preparar o seu corpo para receber o gesto daquela modalidade. E Ela permite desenvolver algumas capacidades físicas como: RESISTÊNCIA MUSCULAR LOCALIZADA; FORÇA; FLEXIBILIDADE; AGILIDADE; VELOCIDADE; EQUILÍBRIO.
Que otimizam o desempenho e auxilia na prevenção e recuperação de lesões, prolongando assim a carreira dos bailarinos.
Mas existem 2 tipos de preparação física: a geral e a específica e ambas, apesar de lidarem com uma mesma modalidade (no nosso caso, o ballet), possuem abordagens distintas que podem ser utilizadas ao longo de uma temporada de espetáculos, mas também na preparação de uma competição importante.
A preparação física específica é basicamente a aula de ballet. Lá, realizamos o gesto específico com limpeza, repetições dos passos e aprendizado de novos conteúdos.
Enquanto que a preparação física geral, é aquela que lida com capacidades físicas preparatórias do movimento... Aquelas citadas no início... Força, flexibilidade, agilidade, etc.
Mas aí vocês questionam que na aula de ballet, pode-se desenvolver tudo isso certo? Acontece que, na preparação geral, você trabalha músculos mais gerais que darão suporte para o seu gesto especifico, ou seja, a preparação física geral prepara, condiciona e protege seu corpo para receber a técnica de modo mais eficiente, fazendo com que você não tenha lesões e possa melhorar mais a técnica.
Por isso é tão importante a presença de um preparador físico na rotina dos bailarinos, pois muito é feito da preparação específica (muitos gestos finos e recrutamento de musculaturas muito específicas) e pouco é realizado do condicionamento geral (preparação muscular, desenvolvimento de aptidão cardiorrespiratória e controle do movimento como preventivo de lesões).
Ass: Tamires Reis
Profissional de Educação Física - Universidade Federal de São Paulo (Unifesp)
CREF: 154495- G/SP / DRT: 34.021
Comentários