top of page

Será que treino complementar melhora mesmo a técnica do ballet?

  • Foto do escritor: Tamires Reis
    Tamires Reis
  • 27 de jan.
  • 2 min de leitura

Apesar de ser uma pergunta boba - ainda mais nesse perfil -, os cientistas do movimento decidiram tornar essa pergunta uma nova pesquisa para de fato, comprovar e validar as hipóteses.


Foi então que juntaram os cientistas de Hong Kong (Dance Science Laboratory, School of Dance & School of Nursing and Health Studies), Austrália (College of Education, Psychology and Social Work) e Inglaterra (Sport and Physical Activity Research Centre & National Institute of Dance Medicine and Science) para realizar uma meta-analise que reuniu 36 estudos que falam sobre treinamento de força e condicionamento.


E claramente a meta-analise trouxe dados que comprovam que:


- A força e o condicionamento melhoraram significativamente (p < 0,05) a potência da parte inferior do corpo (g = 0,90, IC de 95%: 0,53-1,27), a força da parte superior do corpo (g = 0,98, IC de 95%: 0,39-1,57), a força da parte inferior do corpo (g = 1,59, IC de 95%: 0,97-2,22) e a flexibilidade (g = 0,86, IC de 95%: 0,05-1,66). 


Provando mais uma vez a importância de treinos complementares na rotina da dança prescritos principalmente por profissionais capacitados do exercício e não por bailarinos.


Chega a ser frustrante ver que ainda tem gente que, ou negligencia a importância de treinos de força utilizando apenas a sua aula de dança como preparo corporal, ou utiliza de treinos de terceiros (muitas vezes blogueiras) para criar sua rotina de preparo, quando temos diversos estudos e inclusive laboratórios especializados em Ciências da dança.


Sigo trabalhando incessantemente para mudar a mentalidade (principalmente do bailarino brasileiro) sobre essa importância e sigo estudando e me inspirando em grandes laboratórios, centros e institutos de ciências da dança pra trazer qualidade de vida e uma carreira segura, até porque isso já é comum e natural em grandes cias de dança fora do Brasil.


E a título de curiosidade, o nome do estudo é “Strength and conditioning in dance: A systematic review and meta-analysis” publicado em Junho de 2024.


Ass: Tamires Reis

Profissional de Educação Física - Universidade Federal de São Paulo (Unifesp)

CREF: 154495- G/SP / DRT: 34.021

 
 
 

コメント


  • Instagram
  • Facebook
  • YouTube
  • Podcast

©2021 por Tamires Reis Personal - Todos os direitos reservados

Desenvolvido por Tamires Reis.

bottom of page