top of page

Me machuquei no ballet mesmo fortalecendo, e agora?

  • Foto do escritor: Tamires Reis
    Tamires Reis
  • há 2 dias
  • 2 min de leitura

Eu, Tamires, estirei meu posterior quando saí de uma pirueta arabesque. Senti o estalo seco e fiquei com dor até chegar em casa sem conseguir flexionar meu tronco…


Daí muita gente fala “ué, mas vc não treina? Vc não fala tanto sobre prevenir lesão e se lesionou assim?” Pois eu tô aqui justamente pra dizer que o fato de treinar, não te deixa completamente imune a uma lesão. Um treino ajuda a prevenir e auxilia num processo recuperativo mais eficiente.


Mas antes de tudo, queria falar pra vcs o porquê machuquei porque entendi os fatores que me levaram a isso e acho que vale a pena falar pra que vcs tenham dimensão de que pode acontecer com vcs tbm.


No dia da lesão, estava bem frio, chegando a uns 13 graus, chegando no ballet, tinham ligado o aquecedor, então tive a impressão de estar com o corpo quente, quando na real ele não estava tão aquecido ainda.

Segundo ponto, é que tirei minhas camadas de aquecimento antes da hora, ficando só de saia sem estar devidamente aquecida também.

E o terceiro ponto é que estou para menstruar e já está comprovado cientificamente que mulheres no período menstrual estão com sua relaxina em mais evidência, o que dá a impressão de estarmos mais flexíveis, então juntando um aquecimento inadequado com uma exploração inadequada da minha flexibilidade, na hora de precisar usar minha força de freio na musculatura, a mesma não aguentou e estirou algumas fibrinhas.


O que vai acontecer agora?


Repouso completo de movimentos que afetam a região, ou seja, NÃO ALONGO DE FORMA ALGUMA, não faço stiff nem nada que explore a região afetada. E uso de medicamentos antiinflamatórios e analgésicos. Caso a dor não diminua em 2 dias, daí eu vou ao médico pra fazer exames mais precisos.


E o que o treino influencia nisso?


Como estou acostumada a “inflamar” minhas fibras musculares gerando estresse nela por conta dos treinos, o processo recuperativo da minha lesão tende a ser mais eficiente porque o corpo está acostumado com essa sinalização, então minha recuperação será mais rápida do que quem não treina.


E sim, estamos sujeitos a lesões porque dentro do esporte (entenda a dança nesse sentido como esporte pq explora além dos limites), você faz movimentações que vão muito além do normal, então vc vai além da sua capacidade que pode sim gerar lesões.


Então o treino não te deixa imune, mas te ajuda a ter uma incidência muito menor e te ajuda a recuperar mais rápido mesmo que vc esteja já com uma lesão instaurada.


Não dependa só de fisioterapia, condicione seu corpo pra suportar sua carga de dança.


Ass: Tamires Reis

Profissional de Educação Física - Universidade Federal de São Paulo (Unifesp)

CREF: 154495- G/SP / DRT: 34.021

 
 
 

Comments


  • Instagram
  • Facebook
  • YouTube
  • Podcast

©2021 por Tamires Reis Personal - Todos os direitos reservados

Desenvolvido por Tamires Reis.

bottom of page