O mundo da dança ainda não admitiu que musculação é essencial.
- Tamires Reis

- 24 de nov.
- 2 min de leitura

É só observar qualquer outra prática de exercício físico.
Até o corredor amador de fim de semana, treina como um atleta!!
Eles dedicam um tempo na semana para fazer seus treinos de fortalecimento para ter uma melhor performance, mesmo que esse não seja de fato o trabalho deles. Eu vi por exemplo, a influenciadora @larasantana completar uma maratona e ter todo um planejamento por trás e ela nem trabalha com corrida... Imagina você que trabalha com dança?
Esses atletas tem acesso as ferramentas e os recursos para treinar para seu esporte específico. É FEITO SOB MEDIDA para eles. E eu sei que estamos longe disso dentro de escolas e cias de dança, mas hoje, meu trabalho e missão, literalmente, é mudar isso. Nem que seja conscientizando.
Hoje, os método de treinamento complementares mais comum para bailarinos é ioga, pilates, PBT ou Gyrotonic, todos métodos de resistência muito baixa que incorporam movimentos muito semelhantes aos da dança, e por mais importante que eu realmente acredito que eles sejam, ainda não é suficiente por dois motivos:
1. Os músculos precisam de estímulo para se adaptar e mudar. Um milhão de repetições de exercícios com o peso corporal não são suficientes e atingem um platô, ou seja, chega uma hora que não muda mais nada, nem melhora, nem piora.
2. Fazer o mesmo tipo de movimento repetidamente é uma receita para treinar demais grupos musculares e negligenciar outros, por isso que muitos bailarinos ainda alegam dores e lesões por repetição.
E é por isso que vou sempre defender o treinamento específico de dança na academia, porque além de ter dedicado a minha vida a esse trabalho ao longo desses anos, eu vejo que é uma ferramenta completa e barata para eles, porque dentro da musculação, você também pode fazer tudo que as demais modalidades trabalhar e muito mais.
Por isso bato tanto na tecla do #BailarinaqueTreina porque criei um esquema já testado e aprovado por mais de 500 bailarinos pelo Brasil e pelo mundo e mesmo quem não está mais comigo, colheu muitos frutos e viu sua vida mudar com os treinos.
Fora eu mesma né, porque se tem uma coisa que impulsionou 1000% minha técnica, foi a musculação e eu amo perceber o equilíbrio entre força dos treinos e técnica da dança quando to na sala de aula ou no palco.
Ass: Tamires Reis
Profissional de Educação Física - Universidade Federal de São Paulo (Unifesp)
CREF: 154495- G/SP / DRT: 34.021








Comentários