O preparador físico atua em conjunto com o preparador técnico (que na dança é o professor de ballet/diretor da cia) no controle neuromuscular e cardiopulmonar do atleta/bailarino.
A função dele é:
- Avaliar as condições físicas;
- Planejar a rotina e os treinos;
- Perceber quais as qualidades técnicas de cada bailarino/atleta;
- E realizar o controle da dosagem do trabalho (periodização).
No mundo da dança, parece que isso pode muito bem ser feito pelos professores de ballet, mas quando pensamos em alto rendimento daquela pessoa, é preciso delegar melhor as tarefas para que cada vertente dele seja trabalhado em sua totalidade, até pra que ele tenha uma carreira mais longa e produtiva.
Então quando falamos de preparação física dentro da dança, vai além de realizar treinos (até porque o professor de ballet que não é profissional de educação física nem teria permissão para isso) e muitas vezes, eles não dominam as demandas fisiológicas e musculoesqueléticas dos bailarinos.
Só que o que quero trazer pra vocês, é que não existe um melhor do que o outro, os trabalhos se complementam e o preparador tem total liberdade para perguntar sobre as obras do diretor/ensaiador, assim como o diretor/ensaiador tem total liberdade para questionar o trabalho que o preparador físico está fazendo.
A dança profissional precisa ser levada a sério no sentido de saúde física e mental de seus bailarinos, mas pra isso, a ciência também precisa conversar um pouco mais com a arte.
Ass: Tamires Reis
Profissional de Educação Física - Universidade Federal de São Paulo (Unifesp)
CREF: 154495- G/SP / DRT: 34.021
Comentarios