Uma vez eu li que deveria existir um “programa para reduzir os danos e lesões de bailarinos”. Entretanto a proposta não foge da preparação física que consiste em trabalhar capacidades como força, potência, flexibilidade, agilidade, resistência cardiorrespiratória e equilíbrio.
Entretanto, esse tipo de organização é realizado por um Profissional de Educação Física, pois ele que monta treinos que melhoram as capacidades citadas de forma que o gesto específico – ou seja, o ballet, seja melhor trabalhado. Até porque existem algumas musculaturas que o bailarino acaba não trabalhando em sala de aula, então é necessário fazer o que a gente chama de MANUTENÇÃO.
Porém, é muito comum ver que os próprios bailarinos fornecendo treinos e preparações baseadas na sua experiencia e vivência. Não é problema INSPIRAR outros corpos mostrando o que funcionou no seu, mas é altamente arriscado oferecer essas aulas sem um conhecimento prévio.
Até porque dentro de uma única modalidade, existem formas diferentes de realizar o trabalho, como é o exemplo dos corredores: temos os corredores fundistas (aqueles que fazem corridas mais LONGAS) e velocistas (aqueles que fazem corridas curtas, porém mais INTENSAS).
E para isso, é preciso entender o funcionamento do corpo e principalmente entender os músculos que NÃO são trabalhados. E para isso é preciso um mínimo conhecimento mínimo e prévio de anatomia, cinesiologia, biomecânica e fisiologia do EXERCÍCIO. E são poucos os bailarinos que possuem essa formação prévia, não é mesmo?
Então antes de buscar aulas de condicionamento físico que prometem a melhora da performance, certifique-se da formação do professor e também se certifique de que o professor entende como funciona o seu corpo dentro do ballet.
E sei o quanto este post pode soar como polemico, porém queria instruir vocês de que não é uma crítica quanto ao trabalho de outros bailarinos, mas sim informar que isso pode ser caracterizado por exercício ilegal da profissão pela Lei nº 9.696/1198 do CONFEF.
Então fique atento sobre quem é seu professor de condicionamento físico e se ele tem permissão para dar aquela aula.
Ass: Tamires Reis
Profissional de Educação Física - Universidade Federal de São Paulo (Unifesp)
CREF: 154495- G/SP / DRT: 34.021
Comentários