Quando falamos de treino de força pra dança, muito é falado dos benefícios metabólicos e osteoarticulares. Hoje, quero trazer outros benefícios do treino de força para a carreira de um bailarino.
Prevenção de Lesões: treinos de força permitem que o bailarino trabalhe diferentes grupos musculares de diversas formas, trazendo condicionamento e também fortalecimento. Isso reduz a tensão excessiva em algumas musculaturas mais usadas no ballet e as lesões.
Sustentabilidade a longo prazo: o treino faz transferência positiva, pois através do fortalecimento, acaba trazendo bem-estar físico e também capacidade de adaptação a adversidades musculares com mais eficiência, que acaba refletindo num desempenho de alto nível por mais anos.
Versatilidade e Adaptabilidade: fornece novos (ou fortalece padrões mais gerais) de movimento, o que pode aumentar a adaptabilidade e versatilidade dentro e fora dos palcos.
Equilíbrio Muscular: o treino garante que todos os grupos musculares sejam treinados. Um corpo equilibrado é fundamental para uma boa postura, alinhamento e melhor desenvolvimento da técnica.
Alívio da mente: quando você treina, você alterna rotinas que proporcionam uma pausa mental das demandas da dança. Isso pode ajudar a prevenir burnout e manter viva a paixão pela dança.
Descanso e recuperação: sabendo dos seus limites e com um planejamento periodizado adequado, você cria espaço para descanso e recuperação ativa. Assim, o corpo tem tempo para se recuperar e reduzir o risco de esgotamento.
Ass: Tamires Reis
Profissional de Educação Física - Universidade Federal de São Paulo (Unifesp)
CREF: 154495- G/SP / DRT: 34.021
Comentarios