Um bom bailarino não é apenas aquele que gira muito, salta muito, faz entrechat cinq em 2 milésimos de segundo.
Um bom bailarino é aquele que está atento as suas percepções corporais a todo momento.
Até porque, bem sabemos que não é possível estar 100% em tudo todos os dias, então é interessante focar a atenção na sua necessidade naquele dia e respeitar os momentos que seu corpo não está correspondendo.
Como por exemplo, quando vc sente uma rigidez maior no quadril antes da aula. Um bom bailarino vai perceber a diferença com o dia anterior, realizar alguns movimentos de aquecimento e preparação com mais cuidado e calma e ficar atento aos sinais que a região rígida dará no decorrer da aula.
Só que não falo sobre aquecer mais ou fazer mais exercícios pra região, e sim sobre a percepção do que o corpo está pedindo naquele dia, que pode ser um aquecimento maior, como também pode ser uma pausa e descanso. Nesse instante, é interessante não insistir em movimentos que não estão saindo e usar a energia e movimentos que estão mais fluidos.
Assim você poupa o seu corpo de eventuais dores a mais e tbm aprimora a sua técnica em eficiência, ou seja, usa o que está a seu favor no momento que está a seu favor.
Então no dia que seu balance não está rolando, não precisa insistir incessantemente em piruetas no fim da aula, use essa energia para saltos, adágios e outras movimentações que tbm necessitam de sua atenção diariamente.
Ass: Tamires Reis
Profissional de Educação Física - Universidade Federal de São Paulo (Unifesp)
CREF: 154495- G/SP / DRT: 34.021
Comments