O bailarino como atleta artístico: considerações fisiológicas.
- Tamires Reis
- 12 de fev. de 2024
- 2 min de leitura
Capacidades físicas como potência aeróbica, força muscular, equilíbrio muscular, integridade óssea e articular são fundamentais num processo de seleção de bailarinos a nível de companhia.
Porém, apesar desses aspectos serem vistos como fundamentais, o mundo da dança em si enxerga que isso, só pode ser desenvolvido dentro da sala de aula, o que traz à tona aquela visão de que treinamentos complementares que não estejam diretamente ligados a dança, diminui a aparência estética dos bailarinos.
Só que se formos pensar por esse lado, o artigo chamado “The dancer as a performing athletes: physiological considerations” do brilhante cientista Koutedakis explica que é por isso que muitos bailarinos profissionais tem parâmetros de condicionamento físico semelhantes a de sedentários saudáveis.
Ou seja, só fazer aula não te torna completamente ativo e saudável.
Até porque, já está bem difundido na ciência que os treinos complementares levam a melhora da técnica e reduz a incidência de lesões sem precisar interferir nos padrões estéticos relacionados a ganho de massa muscular por exemplo.
Só que os bailarinos, segundo a fala do autor, transformaram o sistema de seleção e treinamento em um sistema que prejudica tanto os aspectos fisiológicos do aluno que promovem várias doenças metabólicas como tríade da mulher atleta, osteoporose, amenorreia e outros transtornos alimentares só pelo fato do bailarino procurar se encaixar no padrão e com isso diminuir de 70% a 80% a ingestão alimentar.
É nosso dever quanto professor e meu dever quanto profissional de saúde promover essa reflexão e conscientização destes fatores pra melhorar as técnicas de treinamento, mas também pra melhorar o condicionamento físico visando a saúde mesmo.
Treinos complementares não são apenas pra lapidar o que você faz em aula, é também uma forma de garantir que você tenha uma carreira longa e saudável nos palcos.
Ass: Tamires Reis
Profissional de Educação Física - Universidade Federal de São Paulo (Unifesp)
CREF: 154495- G/SP / DRT: 34.021
Komentarze