“Como assim Tamires? Ta maluca?”
Li essa analogia num livro de biomecânica é quis trazer essa reflexão sobre padrão motor repetido de forma errada!
O livro “Biomecânica prática do exercício físico” de André Albuquerque, ao explicar a função da patela e cartilagens do joelho associa o mesmo com um pneu, ele diz:
“Se você passar num buraco uma vez, suas rodas ficaram desalinhadas, o pneu começa a sofrer desgaste mais de um lado do que do ouro até que seja feita aquele procedimento de alinhamento e balanceamento.
Só que você só vai perceber esse desalinhamento, depois de muitos quilômetros rosados. Dai pra frente, é só pra trás! Só que o pneu, você troca, o seu joelho não”
Ou seja, realizar movimentos repetitivos que não condizem com a sua posição anatômica, pode parecer inofensivo no começo, mas com o tempo vai gerando um problemão já que as cartilagens da patela não são vascularizadas e são denervadas (privadas de nervos) então quando vc sentir a dor, é porque a situação já está tão crítica que é tarde demais!
Nessas horas, é importante fazer duas coisas: realizar uma avaliação física funcional e postural pra que você conheça o seu corpo e passe a trabalhar de forma correta.
E obviamente, começar a fazer preparação física pra justamente não cair no problema de sentir dor quando for tarde demais.
É melhor prevenir do que remediar, porque além de realizar um movimento que seja saudável pra sua articulação, você consegue desenvolver a força certa pra se desenvolver melhor na dança!
Ass: Tamires Reis
Profissional de Educação Física - Universidade Federal de São Paulo (Unifesp)
CREF: 154495- G/SP / DRT: 34.021
Comments