top of page
Foto do escritorTamires Reis

Dor muscular tardia: como avaliar se a dor é boa ou ruim?



Sempre falo que dor é comum, mas não deve ser normal, mas também sei quando a gente começa a treinar ou faz uma aula diferente, sempre rola uma dorzinha e é sobre essa dorzinha que quero falar com vocês hoje.


A dor muscular tardia se manifesta quando você faz uma atividade que o seu corpo não está tão habituado e ela pode surgir de 24 a até 48 horas após o exercício. Por isso que tem pessoas que sentem no dia seguinte e tem pessoas que sentem só 2 dias depois, porque cada corpo tem sua forma de absorver o estímulo.


Só que existe uma linha tênue que confunde os bailarinos entre estar com dor muscular tardia e estar com dor ruim... Até porque bailarino acha que tudo é dor na vida né!


A dor muscular tardia acontece nesse período que falei que vai de 24 a 48 horas e vai diminuindo sua intensidade ao longo do tempo, ou seja, mesmo as pessoas que tem o pico de dor no segundo dia, logo no terceiro dia já está se sentindo normal de novo, e quem acorda com a dor 24 horas depois, nas 24 horas seguintes, já sente a dor com menos intensidade.


Acontece que tem gente que fica com uma dor numa mesma intensidade por vários dias e acha que é dor de trabalho, mas não é! Se você sentir que a dor não está diminuindo, é porque você exagerou no treino/aula e será preciso que você faça mais repouso.


É normal que façamos estímulos e o corpo necessite de tempo para recuperar (e é por isso que dividimos os treinos em AB ou ABC por exemplo) porque enquanto uma parte do corpo descansa, outra pode ser trabalhada.


Além de que, se você faz um exercício e fica com a mesma intensidade de dor por várias semanas, é sinal de que o seu corpo não está recuperando da maneira correta e consequentemente não está melhorando a força. É como se você furasse o dedo, colocasse um curativo marromenos que não protege e ficasse furando o mesmo local por semanas, dai a ferida não cicatriza e não melhora.


Então atente-se a intensidade da sua dor, local e por quantos dias ela persiste. Acima de 3 dias sem diminuição da intensidade da dor, fique atento porque pode ter dado ruim por aí.

E se der ruim, repouse e fale com o seu professor sobre.


Vamos acabar com essa cultura de que dor é normal!!


Ass: Tamires Reis

Profissional de Educação Física - Universidade Federal de São Paulo (Unifesp)

CREF: 154495- G/SP / DRT: 34.021

10 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo

コメント


bottom of page