top of page
Foto do escritorTamires Reis

Como aquecer de modo eficiente para as aulas no inverno?


Pra começar, aquecimento é parte obrigatória em qualquer tipo de treino, ensaio ou qualquer coisa que envolva movimento corporal orientado (exercício).

Além disso, aquecimento pode ser feito com mobilidade, propriocepção, pliometrias, e sendo específico à prática do ballet ou ainda de acordo com o objetivo da aula daquele dia. E sabia que o aquecimento é a garantia de uma aula bem feita usando de maneira inteligente e eficaz a força dos músculos? Mas olha só, alongar não é necessariamente aquecer hein... São coisas diferentes!! E já percebi que muitos bailarinos comentem os seguintes erros antes da aula:

1- Aquecimento estático: o corpo é como se fosse um elástico, então esticar apenas por esticar e ficar, não significa esquentar. 2- Aquecer apenas as pernas para as aulas: apesar de usarmos muito os membros inferiores nas aulas, é muito importante prestar atenção nos membros superiores também, até porque são as costas que sustentam muitos passos, então não pense em fazer apenas movimentos com as pernas. 3- Fazer 495872 sequencias de abdominais: apesar de comentar ontem sobre pré ativação por meio de pranchas, é muito comum que os bailarinos executem séries de abdominais dinâmicos antes das aulas para ativação do core, mas o que acontece é que a maioria realiza APENAS a pré ativação do abdominal reto, sendo que ainda temos abdominais laterais e lombar. Então se for pra fazer abdominais, faça algumas variações de prancha, pois com certeza você estará ativando não só o reto e ainda irá trabalhar toda a estabilização do centro do corpo.

Então, como eu disse, existem formas mais eficientes e menos lesivas de se aquecer e ter uma aula bem trabalhada e são estes: 1- Mobilidade: exercícios que trabalhem a preparação das articulações e que auxiliam inclusive no aumento da amplitude das mesmas, como por exemplo, tornozelo no demi plié e até mesmo quadril para poder trabalhar mais o en dehors. 2- Aquecimento Neuromuscular: ou pré-ativação, são movimentos mais curtos e sem carga que auxiliam no aquecimento como, pequenos agachamentos, pequenos saltos, pranchas isométrias e etc. 3- Alongamentos dinâmicos: ai sim os alongamentos podem ser utilizados. Aqui podemos encaixar os cloches devants e secondes, giros de pescoço e balanços de braços para ampliar o movimento, mas também esquentar o corpo. 4- Global: os mais utilizados nas academias e aulas coletivas. Aqui entram as corridinhas, polichinelos e bicicletas, pois envolvem vários musculos ao mesmo tempo e também podem ser mais rápidos. Ou seja, não é só colocar a perna na cabeça ou ficar no sapinho (aliás, sapinho polêmico....) que irá aquecer o seu corpo e eu tenho um Ebook com 10 exercícios que podem te ajudar muito a aquecer de maneira eficiente.


É só clicar AQUI


Ass: Tamires Reis

Profissional de Educação Física - Universidade Federal de São Paulo (Unifesp)

CREF: 154495- G/SP / DRT: 34.021

Posts recentes

Ver tudo

Comments


bottom of page