top of page
Foto do escritorTamires Reis

CARTA AS BAILARINAS NO DIA DA MULHER



Em pleno dia da mulher, me peguei pensando no nosso papel dentro da dança, se é uma benção por ser mais “fácil” pra comunidade aceitar uma mulher bailarina ou o fardo de ouvir e viver coisas como:


“Tá gorda demais pro papel”

“Tá magra demais pro papel”

“Tá velha demais”

“Musculosa demais, tem que ser mais delicada”

“Como assim você vai dançar, vc não tem filho pra cuidar?”

“Mas não é só dar aula? Cuidar desse projeto nessa empresa é muito mais difícil”

“Que besteira essa cólica, vc só dança mesmo”


Ou até mesmo, o fato das pessoas não entenderem que o trabalho da professora de dança é de fato um empreendimento, um negócio...


Claro que não vou tirar o mérito dos homens, pq a dança para os homens é um capitulo a parte sobre preconceito, sobre aceitação e etc tbm, mas ser mulher no mundo da dança hoje é um peso tão grande para si mesmo...


Então hoje, no dia da mulher, não apenas deseje um feliz dia para sua colega, mas eu acho que nós precisamos nos felicitar, até porque já é muito comum valorizar mais o outro do que nós mesmas.


Para as bailarinas professoras: vc é maravilhosa em ensinar e se preocupar com a evolução de vários alunos!

Para as bailarinas donas de escola: vc é maravilhosa em usar o seu sonho como forma de monetização e TA TUDO BEM monetizar, qual o problema de querer ganhar dinheiro?

Para as bailarinas donas de lojas: vc é maravilhosa em querer vestir e proporcionar conforto e carinho a comunidade da dança e tbm TA TUDO BEM em querer ganhar dinheiro com isso também, todos pagamos contas.

Para as bailarinas em si: vc é maravilhosa por tudo que vc passa diariamente. Serão poucos, ou ninguém que vai te enxergar na sua magnitude, na sua coragem, na sua persistência em querer apenas se comunicar pelo seu corpo. Então não se compare com ninguém, porque você é uma mulher maravilhosa por ser quem vc é e por travar lutar consigo, com os padrões, com a sociedade e etc etc etc.


Feliz seu dia!


Obs: texto inspirado na minha cólica, já que justo hoje, lembrei do quanto as mulheres precisam aguentar dor e ainda sim trabalhar e parecer plena para o mundo.

93 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo

Comments


bottom of page