Ballet é simétrico?
- Tamires Reis
- 20 de jan.
- 2 min de leitura

Você sabia que apesar de fazer os movimentos para ambos os lados, os bailarinos tem uma grande tendência a assimetrias corporais e isso pode gerar lesões posteriores por compensações musculares?
O estudo de 2024 chamado “Muscle Strength Asymmetries of the Lower Limbs and Trunk in Ballet Dancers” traz esse panorama, quando avalia mais de 40 bailarinos (profissionais e estudantes) através de contrações isométricas com dinamômetro.
Isso mostra que, mesmo que possamos fazer os movimentos para os dois lados na barra, ainda existe um nível de diferença de uso da musculatura – até por conta da nossa maior facilidade para um lado em relação ao outro.
Só que a repetição frequente de um exercício específico pode levar a assimetrias corporais e lesões musculoesqueléticas justamente por acabar sobrecarregando mais uma área do que a outra.
Um exemplo claro, é quando temos domínio de um lado da diagonal, e em função do aprimoramento técnico, repetimos aquele mesmo lado mais de uma. E então quando vamos fazer o outro lado, fazemos apenas uma vez e deixamos por isso mesmo.
Só que pensando em uso da musculatura, é importante equilibrar essas forças para proteção articular e também melhor desenvolvimento da força e nesses casos, o treino complementar poderia suprir essa função para que não se acentue os desequilíbrios posturais.
E mesmo que você faça a mesma quantidade de movimentos do lado direito para o lado esquerdo, quando entramos em ensaios, é mais comum trabalharmos o nosso lado dominante, como nas variações de repertório que muitas vezes, as sequencias são repetidas mais de uma vez pelo mesmo lado, como uma diagonal de giros por exemplo.
Então se faz muito necessário o equilíbrio da musculatura por meios dos treinos complementares para diminuir os riscos de lesões por overuse (uso excessivo) e para amenizar os desequilíbrios entre musculatura agonista e antagonista.
Ass: Tamires Reis
Profissional de Educação Física - Universidade Federal de São Paulo (Unifesp)
CREF: 154495- G/SP / DRT: 34.021
Comments