Antes de responder essas perguntas capciosas, queria saber se você sabia que um bailarino profissional trabalha cerca de 44 horas semanais exclusivamente com o corpo?
Pois é, por lei aqui no Brasil, qualquer atleta trabalha essa mesma carga horária, que dá mais ou menos 8 horas diárias.
Mas o que difere o bailarino do jogador de futebol por exemplo?
CARGA HORÁRIA
Um jogador de futebol divide sua carga horária entre treino técnico, treino físico, treino preventivo ou de reabilitação AND treino tático que é mais uma discussão de como criar estratégias de lidar com o adversário. Ou seja, o corpo em si trabalha em momentos específicos. Fora que após os jogos, eles sempre têm um dia off ou um dia de reabilitação do corpo com crioterapia ou massagem.
Acontece que a rotina do bailarino tem essa mesma carga horária, porém é utilizada para aulas, ensaios e montagem coreográfica, certo? (podem até comentar me confirmando a informação por favor)
Então o bailarino tem uma carga horária igual a de um atleta de alto rendimento e falando de modo proporcional, uma carga física inclusive MAIOR do que de um jogador de futebol, já que os treinos físicos e preventivos são feitos extra aula.
Portanto, ao analisar a demanda de MOVIMENTO de um bailarino, a utilização muscular é igual ou até maior do que qualquer atleta.
ALTO RENDIMENTO
Bailarinos profissionais precisam dar o máximo de si em todas as apresentações, então precisa estar com o físico preparado e condicionado para dar o máximo a todo momento que for recrutado. Quase como é numa Olimpíada ou Mundial.
Só que o bailarino ainda tem um agravante em relação aos atletas comuns: um atleta treina para um momento especifico, um jogo ou uma Olímpiada, ou seja, ele se prepara e dá o máximo naquela fração de momento, enquanto que um em temporada precisa dar o máximo todos os dias por meses.
Sendo assim, a demanda física é infinitamente maior nos bailarinos pois as temporadas podem durar meses e se repetem anualmente, enquanto que uma Olimpíada por exemplo, acontece a cada 4 anos.
CAPACIDADES FÍSICAS
Um atleta normalmente desenvolve em decorrência do esporte, alguma capacidade física especifica como por exemplo: vôlei = impulsão e força; futebol = agilidade e potência; natação = resistência e certa flexibilidade.
E ainda sim, dentro de uma modalidade, temos capacidades físicas diferentes para serem trabalhadas como no futebol, que um jogador é atacante (faz tiros para fazer o gol) enquanto tem alguns zagueiros (que protegem o gol).
Outro exemplo é no atletismo, pois dentro da modalidade do atletismo, existem diferentes classificações como o fundista, que possui mais resistência e o velocista, que possui mais explosão.
Na dança, um bailarino precisa utilizar INUMERAS capacidades, como agilidade, flexibilidade, força, resistência e ainda fazer cara de bonita demonstrando facilidade no movimento.
DEMANDA MUSCULAR
Então, o cuidado e visão em relação a saúde de um bailarino também se mostra diferenciado, já que mesmo que um bailarino dance sem a pretensão de virar um profissional, ele utiliza de regiões, encaixes e musculaturas que são muito peculiares e o profissional de saúde precisa compreender que essa demanda é diferente do que se chama de basal, do funcionamento comum do corpo humano.
E justamente por precisar desenvolver essa gama de capacidades físicas, utilizar o corpo em alto rendimento frequentemente em alta carga horária, que o bailarino acaba se lesionando com mais facilidade. Pois o seu corpo é despreparado para suportar a demanda justamente por essa alta exigência de excelente a todo momento.
E levando em conta tudo o que foi listado, que o profissional de saúde e o próprio bailarino PRECISA entender que a sua rotina diária e suas demandas físicas são dignas de um atleta de alto rendimento.
Sendo assim, bailarino é atleta SIM!!
Ass: Tamires Reis
Profissional de Educação Física - Universidade Federal de São Paulo (Unifesp)
CREF: 154495- G/SP / DRT: 34.021
ความคิดเห็น