top of page
Foto do escritorTamires Reis

A dança precisa da ciência do esporte


O estudo publicado em março de 2023 chamado “Rehearsal and performance in professional ballet: a five-season cohort study” coletou vários dados ao longo de 5 temporadas de espetáculos no Royal Ballet.


Esse tipo de estudo é muito interessante, porque primeiro, ele mapeia se existe uma sequencia lógica de trabalho ao longo das temporadas, mapeia se existe aumento ou diminuição dos volumes de ensaio e quais os meses com maior incidência dentro da cia.


Mas também é um estudo que comprova o quanto é importante que as cias de dança permitem que a ciência esteja ao lado dessas e permita que sejam feitos estudos como esse para viabilizar mais processos de aprimoramento e desenvolvimento saudável da carreira dos bailarinos.


Ou seja, um estudo desses, pode (E DEVE PELAMOR DE DEUS) abrir portas para outros pesquisadores realizarem trabalhos com outras companhias de outros seguimentos.


Mas falando sobre os resultados da pesquisa, foi percebido que o pico de desempenho dos bailarinos acontece todo mês de dezembro, enquanto que o maior volume de ensaio durante as cinco temporadas, foi percebido nos meses de outubro e novembro e entre janeiro e abril.


Só que para além do mapeamento do funcionamento das cargas internas dos bailarinos, com informações como essa, é possível já considerar quais períodos os treinos complementares podem ser intensificados (na periodização, podemos considerar que é o período de choque) e quando eles podem ser diminuídos ou mantidos em uma espécie de manutenção (em que pode ser usado o tappering).


Inclusive, o próprio artigo conclui que “princípios de treinamento como sobrecarga progressiva e periodização devem ser implementados em companhias profissionais de balé para gerenciar as altas e variáveis ​​cargas de ensaio e performance”.


Ou seja, é ciência do esporte em prol da dança baseado em evidências dentro da dança!



Ass: Tamires Reis

Profissional de Educação Física - Universidade Federal de São Paulo (Unifesp)

CREF: 154495- G/SP / DRT: 34.021

13 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo

Commentaires


bottom of page