Por maior que seja o conhecimento do bailarino em relação a incidência de lesões, infelizmente, os mesmos ainda sofrem muito com isso e muitos deles acabam por encerrar a carreira precocemente. Então hoje resolvi trazer 5 dicas básicas que evitarão que você se lesione e interrompa a sua carreira. 1- Aquecimento: um bom aquecimento é uma ótima maneira de já perceber como o seu corpo está e como ele poderá reagir com a atividade que se inicia. Não negligencie.
2- Não insista em um movimento incômodo: está doendo? PARE. A dor é um aviso que o seu corpo manda para algo que não esta certo, então não insista.
3- Atenção plena: tenha foco no que você está fazendo, ou seja, entenda qual musculo mexe e como sua base se comporta. Muitas lesões ocorrem por falta de atenção porque o bailarino se preocupa mais com a estética do movimento do que com a execução.
4- Respeite a recuperação: se o médico disse repouso de 5 dias e dois dias depois você volta a dançar, você está assinando um termo de compromisso com o retorno da sua lesão posteriormente. Tudo no corpo tem um porquê, então respeite os sinais e repouse o quanto for necessário. Dor diminuída não significa cura.
5- Procure ajuda profissional: existem os fisioterapeutas, ortopedistas e personais trainer que podem te ajudar a prevenir e recuperar essas lesões. Pegar exercícios com colegas ou da internet, não é garantia de recuperação. Nem sempre o que funciona pro outro vai servir pra você. Então entenda que as lesões podem surgir de inúmeros fatores e só um profissional poderá te auxiliar a avaliar o porquê e determinar o modo certo de recuperar. Dor não é normal. Fique atento!
Ass: Tamires Reis
Profissional de Educação Física - Universidade Federal de São Paulo (Unifesp)
CREF: 154495- G/SP / DRT: 34.021
Comentarios